quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Especialistas afirmam que campanhas agressivas e feriado prolongado aumentam abstenções

O feriado prolongado e as campanhas mais agressivas do segundo turno podem aumentar as justificativas, votos nulos e brancos.

A pesquisa divulgada pelo Data Folha demonstra claramente este fato, onde os indecisos passaram de 6% para 8%, e de 4% para 7% segundo o Vox Populi.


O cientista político Benedito Tadeu César, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, avalia que a falta de apresentação de propostas e muita “briga” entre os candidatos vem somar para o crescimento das abstenções no dia 31 de outubro.


O candidato José Serra (PSDB) tem se mostrado preocupado com o assunto, chamando os eleitores a darem “uma passadinha na urna” antes de viajarem.

Em avaliações de outras eleições, a queda de participação no segundo turno é maior nas regiões Norte e Nordeste, onde a candidata Dilma Rousseff (PT) tem mais votos.

"Historicamente a abstenção no segundo turno é maior do que no primeiro turno", diz Ricardo Ribeiro, da MCM Consultores Associados.

Os especialistas analisam que o aumento do contingente de eleitores indecisos às vésperas da eleição é resultado da "agenda negativa" adotada pelos dois candidatos no segundo turno da campanha presidencial.

Fonte: www.a12.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...