segunda-feira, 25 de outubro de 2010

102 anos de Penápolis


Escolas Municipais marcaram presença e levaram centenas de alunos para o desfile


Batalhão de Infantaria Leve de Lins agradou ao público presente


Apae também se destacou pela criatividade


Ecologia: Daep aproveitou o desfile para fazer campanha pela diminuição no consumo de sacolas plásticas

Centenas de pessoas compareceram na última segunda, 25, para prestigiar, na rua Dr. Ramalho Franco, o desfile organizado pela Administração Municipal para comemorar o aniversário de 102 anos Penápolis. O trecho entre as avenidas Expedicionário Diogo Garcia Martins (início) e Cunha Cintra (final) foi tomado pela população, que acompanhou até o final a passagem das escolas e entidades participantes.
O desfile, programado para começar à 8h30, sofreu um atraso por falta de energia, sem que tirasse o brilho e o sucesso do evento, segundo o secretário de Cultura Beto Fernandes, responsável por sua organização.
“Mesmo com esse pequeno problema, solucionado rapidamente, as pessoas prestigiaram o desfile que contou com a participação de mais de 40 entidades, entre escolas estaduais e municipais, associações, clubes de serviços e Tiro de Guerra”, explicou o secretário.
O desfile comemorativo desenvolveu neste ano o tema: “Diversidade: união e desenvolvimento”, e os participantes levaram para a população mensagens e reflexões alusivas ao tema, demonstrando a importância da pluralidade, da multiplicidade e da heterogeneidade na formação da sociedade humana. Cada entidade, à sua maneira, apresentou suas formas de contribuição para promover a educação e valorizar as diferenças individuais.
O prefeito João Luís dos Santos, que acompanhou o desfile ao lado da primeira dama Renata Santos (que foi homenageada com um buquê de rosas), de secretários municipais, vereadores e autoridades civis, eclesiásticas e militares, cumprimentou os penapolenses por mais um ano de muitas conquistas.
“A cada ano, todos juntos, estamos, cada vez mais, realizando o sonho dos pioneiros de Penápolis”, disse o prefeito, ao reiterar a necessidade de se construir uma cidade baseada na união, paz, fraternidade e solidariedade de seus cidadãos.
O Executivo penapolense recebeu ainda mensagem do presidente Luís Inácio Lula da Silva, cumprimentando o prefeito João Luís e cada um dos penapolenses pelos 102 anos de lutas e conquistas, destacando que o Governo Federal tem orgulho de ser parceiro da prefeitura em fazer de Penápolis a cidade “Princesa da Cidadania”.  Mensagens recebidas do deputado federal Arlindo Chinaglia, do Senador Aloizio Mercadante e do Governado do Estado, Alberto Goldman também foram anunciadas pelo prefeito João Luís.

Participações
Defronte ao palanque oficial das autoridades, na praça Dr. Carlos Sampaio Filho, passaram a Banda Municipal Maestro José Ferreira Leite, que acompanhou o hasteamento das Bandeiras e, posteriormente, executou o Hino Nacional Brasileiro, cantado pelos atiradores do Tiro de Guerra 02-027.
O público presente acompanhou as apresentações da Secretaria de Cultura, Lactário Dília Ribeiro, escolas estaduais e municipais, Colégio Franciscano APAE, Lions Clube, DAEP; Centros de Educação Unificadas (CEUs), Grupo de Escoteiros São Francisco de Assis, Secretaria Municipal de Esportes, Associação Vila da Infância, CAPS Nossa Senhora Aparecida, Programa Escola da Família e EMEF Profª Mirthes Pupo de Negreiros de Avanhandava.
Foram apresentadas ainda, no encerramento do desfile, as viaturas das Polícias Civil, Militar, Ambiental, Corpo de Bombeiros, Rodoviária. A Prefeitura Municipal mostrou alguns dos veículos adquiridos recentemente para atender as secretarias de Educação (merenda), Cultura, Esporte, entre outras. Sob o comando do atual Chefe de Instrução, 1.º Sargento de Comunicações Fladimir Flogliatto o Tiro de Guerra -02-027 encerrou o desfile com acompanhamento de integrantes do 37.º Batalhão de Infantaria Leve de Lins, cuja Banda contagiou os presentes que se aglomeraram defronte ao palanque para acompanhar a apresentação. 
O TG-02-027, criado em outubro de 1945 de maneira militar (antes funcionava de maneira social), levou para o desfile soldados representando as tropas de Paraquedismo, de Selva, Tropas Blindadas, Organizações Diversas, Equipamentos de proteção e os utilizados na região Amazônica, além de um Pelotão de Controle de Distúrbios Civis equipados com escudo e cassetete.

Fonte: Secom – PMP

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...