domingo, 31 de outubro de 2010

Papa: somente em Jesus encontramos verdadeiro amor e verdadeira liberdade

Uma festa da fé: um momento de alegria e entusiasmo vivido na manhã de ontem (30), na Praça São Pedro, no Vaticano, tomada por cerca de cem mil jovens da Ação Católica presentes em Roma, provenientes de toda a Itália para encontrar o Sucessor de Pedro.

Um evento que teve seu ápice no diálogo entre o Papa e os jovens sobre temas candentes como o amor, a educação e o testemunho evangélico na vida cotidiana.
‘Tenham coragem, a audácia de não deixar nenhum ambiente sem Jesus’, foi o desafio que o Papa lançou aos jovens, num clima de grande afeto e alegria.
Segundo o presidente da referida associação, Franco Milano, a palavra do pontífice ajuda a ter confiança e a acreditar, mesmo nos momentos mais difíceis, que a esperança continua sendo o horizonte mais digno do homem.
No esperado diálogo entre o Santo Padre e os jovens, o pontífice respondeu a três perguntas de jovens e educadores da Ação Católica, partindo do tema do encontro ‘Existe mais, cresçamos juntos’.
 Bento XVI ressaltou que crescer em tamanho não significa tornar-se realmente grandes, e confiou aos presentes uma recordação pessoal.
"Quando era adolescente, quando tinha a idade de vocês, era um dos menores da minha sala e, por isso, tinha mais ainda o desejo de ser um dia muito grande, e não somente grande em tamanho, mas queria fazer algo de grande, mais que a minha vida, embora não conhecesse esta palavra "existe mais"."
Em seguida, o Pontífice ressaltou o que significa, realmente, ser grande, ou seja, crescer na amizade com Jesus. Um ensinamento que também os adultos não devem esquecer.
"Assim Jesus ensinou aos adultos que também vocês são "grandes" e que os adultos devem custodiar essa grandeza, que é a grandeza de ter um coração que quer bem a Jesus."
O papa dina acrescentou que ‘ser grande significa amar muito Jesus, ouvi-lo e falar com Ele na oração, encontrá-lo nos sacramentos, na santa missa’.
 O Pontífice reiterou que "amor de Deus" é sempre "amor aos amigos", particularmente aos que se encontram em dificuldade.
O significado autêntico da palavra amor foi também o tema forte da segunda pergunta, à qual o Papa respondeu chamando a atenção para as mensagens errôneas que muitas vezes a sociedade propõe aos jovens:
"É verdade: vocês não podem e não devem se adaptar a um amor reduzido a mercadoria de troca, a ser consumida sem respeito por si e pelos outros, incapaz de castidade e de pureza. Isso não é liberdade. Muito "amor" proposto pela mídia, pela internet, não é amor, mas é egoísmo, fechamento, lhes dá a ilusão de um momento, mas não os torna felizes, não os faz grandes, mas os prende como uma corrente que sufoca os pensamentos e os sentimentos mais bonitos, os verdadeiros impulsos do coração, aquela força inexorável que é o amor e que encontra em Jesus a sua máxima expressão, e no Espírito Santo a força e o fogo que incendeia suas vidas, seus pensamentos e seus afetos."
Bento XVI mencionou o sacrifício de se viver o amor de modo verdadeiro, mas se disse certo de que os jovens da Ação Católica não têm ‘medo da fadiga de um amor comprometido e autêntico’.
"Há uma prova que diz se o amor de vocês está crescendo bem: se vocês não excluem os outros de suas vidas, sobretudo os seus amigos que sofrem e estão sozinhos, as pessoas em dificuldade, e se vocês abrem o coração ao grande Amigo que é Jesus”, enfatizou.
Por fim, o Papa respondeu a uma educadora da Ação Católica, detendo-se sobre o que significa ser educadores:
"Diria que ser educador significa ter uma alegria no coração e comunicá-la a todos para tornar a vida boa e bonita; significa oferecer razões e metas para o caminho da vida, oferecer a beleza da pessoa de Jesus e apaixonar-se por Ele, por seu estilo de vida, sua liberdade, seu grande amor cheio de confiança em Deus Pai."
No momento de despedir-se, Bento XVI respondeu com afeto ao grande entusiasmo dos jovens:
"Também eu estou muito alegre. Sinto-me revigorado. Obrigado a todos vocês, de coração!".

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...