ESTRASBURGO, domingo, 23 de janeiro de 2011 (ZENIT.org) – O bispo de Estrasburgo, Dom Jean-Pierre Grallet, presidiu a uma missa pela Europa, na segunda-feira, na catedral da diocese, na abertura da assembleia plenária do Parlamento Europeu.
O observador permanente da Santa Sé no Conselho da Europa, dom Aldo Giordano, liderou a iniciativa, conforme informação do departamento francês da Rádio Vaticana.
A catedral estava cheia de dirigentes e funcionários de instituições europeias, diplomáticos, magistrados, comissários europeus e fiéis em geral.
Participaram ainda freiras de clausura que rezam regularmente pela Europa, assim como grupos de paróquias e diocesanos que militam em defesa dos valores europeus.
Para dom Giordano, Deus estava presente na cena pública durante esta missa. Ele declarou à Radio Vaticana que a Europa “precisa da luz da fé, de uma alma para construir o seu futuro e não se desligar dos povos que a compõem e das suas exigências”.
“A Europa, que experimentou o reflexo das suas próprias luzes e da razão técnica e científica, deveria poder voltar-se humildemente em busca de luz”, disse o prelado.
“O céu não deve fechar-se sobre a Europa”, acrescentou, “mas ela deve abrir-se a um horizonte maior, à transcendência”.
O observador permanente da Santa Sé indicou ainda que o anúncio da beatificação de João Paulo II foi acolhido com alegria no interior das instituições da União Europeia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário