sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Membros do 1º Congresso Nacional da OSIB participam de celebração no Santuário Nacional

Os participantes do 1º Congresso Nacional da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) encerraram suas atividades com uma celebração no Santuário Nacional, nesta sexta-feira (21).

A celebração das 9h foi presidida pelo bispo de Araçatuba (SP), Dom Sérgio Krzywy e concelebrada pelo bispo de Palmas – Francisco Beltrão (PR), Dom José Antônio Peruzzo e por cerca de 150 padres e religiosos.

A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil promoveu seu primeiro Congresso Nacional no Seminário Santo Afonso em Aparecida (SP).

Os religiosos reuniram-se durante toda semana para a reflexão e debate do tema ‘Luzes e Esperanças no processo formativo da Igreja no Brasil’.


O congresso da OSIB reuniu leigos, presbíteros, bispos, representantes das novas comunidades de vidas de alguns movimentos e representantes dos organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB.

Formação presbiteral da Igreja no Brasil - De acordo com o presidente nacional da OSIB, padre Paulo Bosi Dal’Bó da diocese de Colatina (ES), no encontro foram discutidas as necessidades da formação presbiteral da Igreja no Brasil.

“Nosso congresso celebrou as novas diretrizes da formação presbiteral da Igreja no Brasil que foram aprovadas pela Santa Sé. O intuito foi criar uma harmonia na linguagem formativa de seminários em nível de Brasil”, completou o padre.


Padre Paulo contou com entusiasmo a experiência do primeiro congresso em que os religiosos e leigos envolvidos no processo de formação presbiteral puderam avaliar todas as dimensões trabalhadas no processo formativo.

“Acredito que isso ressoou no coração de cada formador, um desejo e um encantamento com o acolhimento das novas diretrizes da formação presbiteral da Igreja no Brasil. Sentimos no olhar de cada um o desejo de colocar as diretrizes em prática nos seminários, nas dioceses e nos regionais”, destacou.

Segundo o presidente da OSIB, os objetivos do Congresso foram alcançados de forma positiva.

“Eu acredito que a formação de base dos nossos futuros presbíteros estará recebendo um bom documento e mais entusiasmo daqueles que estão à frente da formação da Igreja no Brasil”, reafirmou.

No Santuário Nacional - De acordo com Padre Paulo, participar da celebração no Santuário Nacional é coroar este momento importante para a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil.

“Nada melhor que encerrar o nosso Congresso Nacional da OSIB recebendo as bênçãos de Deus por intercessão de Nossa Senhora Aparecida”.


Ouça a entrevista na íntegra com o presidente nacional da OSIB, padre Paulo Bosi Dal’Bó da diocese de Colatina (ES):


 

Siga o A12 no twitter.com/portal_a12
Santuário Nacionaltwitter.com/padroeira

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...