segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O Capítulo Provincial terminou nesta quinta-feira, às 19 horas, com a celebração da tomada de posse do novo governo da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Os 111 capitulares retornaram às suas fraternidades depois de sete dias reunidos no Seminário Santo Antônio de Agudos (SP).


Nesta celebração, o Visitador Geral deu posse ao Ministro Provincial eleito, Frei Fidêncio Vanboemmel, ao Vigário Provincial, Frei Estêvão Ottenbreit, e aos Definidores: Frei Samuel Ferreira de Lima, Frei Guido Moacir Scheidt, Frei Antônio Michels, Frei Mário Luiz Tagliari, Frei Sandro Roberto da Costa e Frei César Külkamp. 



Numa celebração simples, o Visitador Flaerdi Valvasori pediu a cada um dos frades integrantes do novo governo que lesse as Admoestações de São Francisco, em seguida fizeram a profissão de fé e recitaram juntos a Promessa de cumprir os deveres do cargo. Depois das Preces, Frei Fidêncio falou aos capitulares como novo ministro. Quando pegou a Regra de Vida dos Frades Menores, brincou dizendo que não iria ler toda, e citou o pensamento de São Francisco que define o seu cargo: "Os irmãos que são ministros e servos dos demais visitem e admoestem a seus irmãos e corrijam-nos com humildade e caridade, não lhes ordenando outra coisa alguma que seja contra a sua alma e a nossa Regra" (RnB, 10).



Segundo Frei Fidêcio, citando as Fontes Franciscanas, Capítulo é o momento da congregação dos irmãos, onde vão para discutir a maneira de melhor poder observar o Santo Evangelho e a Regra. "Bem ou mal nós tentamos fazer isso nestes dias do Capítulo. Creio que tudo foi uma provocação a todos nós, a começar pelo Capítulo das Esteiras, depois o Capítulo Provincial, um momento de muita reflexão no sentido de nos colocarmos de novo dentro da nossa vocação franciscana", disse. 



"Mas também as Fontes nos dizem que o Capítulo é lugar do retiro dos irmãos. E os irmãos são enviados para a missão. E para que ninguém se sinta sozinho, abandonado ou distante um do outro, aqui entra agora a nossa tarefa: Visitar os irmãos. Para que vocês não se sintam sozinhos, distantes e abandonados. Esse foi um grande apelo que senti e ouvi. Eu creio que essa é a nossa primeira grande missão: estar em constante sintonia com vocês, que vão ser enviados", reforçou Frei Fidêncio, dizendo a todos que voltassem para suas atuais fraternidades até que o Congresso Capitular, que tem início no dia 23 de novembro, defina as novas composições das casas. "Voltem para suas casas, fraternidades, para sua missão, leve o nosso abraço aos irmãos que permaneceram nas fraternidades, mas vamos procurar seguir, cumprir o que Francisco nos pede. Os frades são enviados após o Capítulo, mas que ninguém se sinta abandonado", acrescentou.



A Província Franciscana da Imaculada Conceição, no Brasil e na Missão de Angola, tem cerca de 60 fraternidades. A partir do Congresso Capitular, que vai de 23 a 27 de novembro, os frades formarão novas composições de fraternidades, conforme as necessidades da Província. Frei Fidêncio pediu que os frades se coloquem na única obediência: a de Deus. "Creio que tanto para o governo, como para todos, a vida se torna mais fácil, mais agradável, tranquila, serena, se tivermos essa obediência a Deus", observou.



Frei Fidêncio comentou outro ponto da Regra para o ministro: admoestar os irmãos. "Admoestar para quê?", perguntou o novo Ministro. "Admoestar para aquilo que acabamos de ouvir, aquilo que é essencial para nós: chamar para viver juntos o nosso único projeto de vida. Admoestar para essa graça de Deus que nós recebemos na nossa própria vocação franciscana. Podemos assim ser, a partir da vocação, evangelizadores. Admoestar para aquilo que é fundamental da nossa Regra e forma de vida", respondeu.



Por último, ele lembrou que Francisco também deixou uma outra tarefa, talvez a mais difícil de todas: corrigir. "Queremos também fazer isso, mas como diz Franciso, com caridade e com humildade. Corrigir é exatamente o que diz o termo: colocar no reto caminho", explicou.



No final, Frei Fidêncio agradeceu ao Visitador Geral pelos trabalhos durante um ano na Província e ofereceu a ele de presente uma escultura de São Francisco, esculpida pelo artista plástico Frei Pedro Pinheiro. 



Frei Fidêncio também chamou para o altar os integrantes do governo anterior para prestar a última homenagem. Agradeceu à fraternidade de Agudos e os seminaristas pela hospitalidade; ao Frei Germano Guesser, presidente da Comissão Preparatória do Capítulo, e aos capitulares. Ao falar para os seminaristas, citou o email do vocacionado de São João do Meriti, que acompanhou pelo site da Província o Capítulo das Esteiras e disse que um dia estará no Capítulo das Esteiras.

Fonte: www.franciscanos.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...