Bento XVI celebrou missa em San Pedro para a festa de Nossa Senhora de Guadalupe e para comemorar o 200 anos de independência na América Latina e países do Caribe.
"Eu tenho a intenção de realizar uma viagem apostólica, antes da Páscoa, para o México e Cuba”, afirmou o papa ao final da homilia.
Bento XVI referiu-se ao bicentenário dizendo que enquanto várias partes da América Latina comemoram o bicentenário da sua independência, o caminho para seguir prosperando é a integração do continente.
Segundo o Pontífice a viagem será para proclamar a Palavra de Cristo e reforçar a crença de que este é um momento precioso para evangelizar com uma forte fé, uma esperança viva e uma caridade ardente.
Uma viagem muito desejada pela comunidade católica na América Latina, a maior em todo o mundo católico, especialmente de língua espanhola, que há muito tempo espera a visita pontifícia.
Para a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, o altar principal da Basílica de São Pedro foi decorado com as bandeiras dos países latino-americanos. O papa celebrou em Espanhol e Português.
Bento XVI encorajou as iniciativas para promover a reconciliação e da fraternidade, o que aumenta a solidariedade e proteção ambiental, aumentando os esforços para superar a pobreza, analfabetismo e corrupção e erradicar toda a injustiça, violência, criminalidade, insegurança, tráfico de drogas e extorsão.
Fonte: Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam)
Nenhum comentário:
Postar um comentário