O Santo Padre, o papa Bento XVI fez duas nomeações na manhã de hoje, 28, referentes à Igreja no Brasil. A primeira, o Sumo Pontífice, de acordo com o canon 401, do Código de Direito Canônico, aceitou a renuncia do bispo de Cachoeira do Sul (RS), dom Irineu Silvio Wilges, e nomeou para sucede-lo, o bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), dom Remídio José Bohn. E para a diocese vacante de Diamantino (MT), foi nomeado dom Vital Chitolina, transferido da diocese de Paranatinga (MT).
Dom Remídio nasceu na cidade de Feliz (RS), no dia 21 de maio de 1950. Fez seus estudos primários na escola paroquial no distrito de São Roque, em Feliz. Cursou Filosofia no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição em Viamão (RS) e Teologia, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na capital gaúcha. Dom Remídio foi pároco na paróquia São Pedro de Poço das Antas (RS); de 1982 a 1986, pároco da Paróquia Santo Antônio, em Canoas (RS); de 1993 a 1995; pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Porto Alegre; de 1996 a 2006, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Porto Alegre. Ele foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre em 2006. Atualmente ele é o secretário do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul).
Dom Irineu Silvio Wilges foi nomeado pelo então papa João Paulo II, no dia 14 de junho de 2000, bispo da diocese de Cachoeira do Sul, sendo ordenado na Catedral Metropolitana de Porto Alegre naquele mesmo ano, pelo cardeal Aloísio Lorscheider.
Diamantino
A diocese de Diamantino (MT), vacante desde o ano de 2010, receberá o seu quinto bispo. Dom Vital Chitolina foi transferido de Paranatinga (MT) para assumir 120.084 km², organizado em 13 paróquias, com uma população de quase 300 mil habitantes.
Dom Vital atualmente é o vice-presidente do Regional Oeste 2 (Mato Grosso), foi ordenado bispo de Paranatinga, em 1998. Ele nasceu em 1954, em Tuparendi (RS). O seu lema episcopal é “preparai o caminho do Senhor”.
Veja a nota da CNBB pelas nomeações de hoje:
CNBB saúda os novos bispos de Cachoeira do Sul (RS) e de Diamantino (MT)
“Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa nova, que apregoa a vitória, que diz a Sião: ‘Já reina o teu Deus’”. (Is 52,7).
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe, com alegria, a nomeação dos novos bispos de Cachoeira do Sul (RS) e de Diamantino (MT). A Santa Sé publicou essas nomeações na manhã desta quarta-feira, 28 de dezembro de 2011.
Nós nos unimos ao povo da diocese de Cachoeira do Sul para acolher Dom Remídio José Bohn que deixa a arquidiocese de Porto Alegre, aonde estava desde 2006, e servia à Igreja como bispo auxiliar e atuava como Vigário Episcopal do Vicariato de Guaíba. Que a sua chegada seja a inauguração de um tempo abençoado e que, conforme inspira seu lema “Omnes Fratres Sumos” (todos somos irmãos), continuem a reinar a fraternidade, a solidariedade e o entusiasmo no prosseguimento de seu trabalho apostólico.
Também estamos unidos, de coração, a todas as comunidades da mesma diocese para agradecer o dedicado e zeloso ministério do querido irmão Dom Irineu Silvio Wilges que, desde sua nomeação pelo hoje Beato João Paulo II em 2000, sempre se dedicou com muito fervor ao pastoreio de seu rebanho.
Ao irmão Dom Vital Chitolina, novo bispo de Diamantino, nosso abraço de alegria e nossa congratulação pelo novo desafio que a Igreja lhe apresenta. Deixando a diocese de Paranatinga (MT), aonde serviu desde 1998, ele abraça a tarefa apostólica de ensinar, santificar e governar a diocese de Diamantino junto a um povo que aguarda a chegado do novo bispo com muita alegria.
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB
Fonte - www.cnbb.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário